15.9.08

Cibercultura e o cyberpunk

"o cyberpunk é a reinserçao e a adaptação do código genético sobre o código industrial que tentou suprimi-lo. Ele é a guerra entre o natural e o artificial, e a sua inevitável desconstrução." (Porush)

Comecei a ler cibercultura de André lemos e me identifiquei enormemente.

A anos entrei nesse mundo chamado internet, precisamente uns 10 anos logo após meu nascimento. Desde entao já nao vivo sem esse veiculo.

Fiz amigos, mantive contato e usei como forma de pesquisa.

Hoje é um veiculo que já é extremamente necessario para o ser humano.

No livro vemos como se comporta essa sociedade da cibercultura, sua necessidade nao apenas pela internet, mas pelas tecnologias existentes.

O ser humano já se acomodou em cima da tecnologia, utilizando ela até para fugir da propria realidade...

Mas quem sou eu para questionar se isso é justo ou nao?

Quando vi matrix, um exemplo basico da fuga da realidade, eu tinha uma visao de que aquilo que as maquinas faziam com as pessoas era de extremo mal gosto mesmo sendo as pessoas que as construiram para tal.

Mas pensando bem, quem nao precisa de uma fuga de realidade?

todo mundo!!! quem falar que nao precisa só pode ser um robô.

As pessoas nao conseguem ficar tranquilas sem se desligar do dia a dia e quando nao conseguem se desligar acabam ficando stressados, depressivos e extremamente raivosos.

Baudrillard descreve matrix como nenhum outro, falando que os virus sao os salvadores da humanidade... aqueles que tentam manter ela longe da mesmisse.

Bom, nao foi com essas palavras, mas ele fala de algo a respeito dessa forma.

A cybercultura e principalmente os cyberpunks sao colocados em diversos filmes, nao apenas matrix mas de geraçoes bem mais antigas que esse como o desenho ghost in the shell, akira (do mesmo criador), blade runner, admiravel mundo novo...

Existe até mesmo o cyberpunk para jogos em GURPS, rpg futurista de mesa.


No livro, lemos coloca exemplo de jogo para fuga de realidade, os MUDs, conhecidos hj como MMorpg. Que todos já devem ter ouvido falar, como World of Warcraft, Diablo, Ragnarok.... fugas de realidade necessárias para escapar desse mundo mesquinho e da mesmisse.


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